Em Lisboa, <br>um colectivo determinado

Reu­nida a 16 de Março, a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa (DORL) do PCP ana­lisou a si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial dos tra­ba­lha­dores e do povo no dis­trito, e cen­trou a sua dis­cussão em temas como a luta de massas pela de­fesa, re­cu­pe­ração e con­quista de di­reitos e por uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda, a ini­ci­a­tiva po­lí­tica e o re­forço do Par­tido ou o início da pre­pa­ração do XX Con­gresso.

Numa nota de im­prensa, a DORL su­blinha que «os de­sen­vol­vi­mentos de ca­rácter po­si­tivo» re­gis­tados na vida po­lí­tica na­ci­onal são in­se­pa­rá­veis «da longa e per­sis­tente luta dos tra­ba­lha­dores e do povo», no­me­a­da­mente contra as op­ções ma­te­ri­a­li­zadas nos su­ces­sivos planos de es­ta­bi­li­dade e cres­ci­mento (PEC) e no pacto de agressão subs­crito por PS, PSD e CDS.

Va­lo­ri­zando o im­por­tante papel de­sem­pe­nhado pelos tra­ba­lha­dores do dis­trito de Lisboa nos avanços al­can­çados e con­si­de­rando que estes são prova da jus­teza

das suas rei­vin­di­ca­ções e, em si­mul­tâneo, um exemplo de que a luta vale a pena, a DOR de Lisboa saúda a luta que os tra­ba­lha­dores le­varam a cabo pelos sa­lá­rios, di­reitos e postos de tra­balho em di­versas em­presas – na Seda Ibé­rica, Printer, Se­vi­rail, Diário Eco­nó­mico, Novo Banco – e apela à mo­bi­li­zação para as vá­rias ac­ções de luta agen­dadas no dis­trito.

A luta dos es­tu­dantes do En­sino Se­cun­dário pela re­so­lução de pro­blemas con­cretos e em de­fesa da Es­cola pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade, e a dos do En­sino Su­pe­rior exi­gindo mais e me­lhor Acção So­cial Es­colar e contra a po­lí­tica de sub­fi­nan­ci­a­mento e de au­mento das pro­pinas, é outro ele­mento a que o PCP no dis­trito de Lisboa dá des­taque, como o é a ma­ni­fes­tação de jo­vens tra­ba­lha­dores agen­dada para hoje, às 14h30, em Lisboa, por ini­ci­a­tiva da In­ter­jovem/​CGTP-IN.

Co­lec­tivo de­ter­mi­nado

A DORL faz uma ava­li­ação muito po­si­tiva da in­tensa ac­ti­vi­dade le­vada a cabo pelo Par­tido no dis­trito – «ex­pressão de um co­lec­tivo par­ti­dário de­ter­mi­nado» – e, como exemplo, re­fere as de­zenas de ini­ci­a­tivas de co­me­mo­ração dos 85 anos do «Avante!» e dos 95 anos do PCP; a con­cre­ti­zação da cam­panha «Mais Di­reitos, mais Fu­turo. Não à pre­ca­ri­e­dade!»; a ini­ci­a­tiva-de­bate sobre os trans­portes na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa; e o en­contro de qua­dros sobre a acção do Par­tido nas em­presas e lo­cais de tra­balho, agen­dado para dia 16 de Abril.

A DORL as­si­nala ainda que o co­lec­tivo está for­te­mente em­pe­nhado na pre­pa­ração e con­cre­ti­zação da 40.ª Festa do Avante!, bem como na cam­panha de fundos «Mais Es­paço, Mais Festa – Fu­turo com Abril», e que deu início à dis­cussão sobre o XX Con­gresso do PCP, tendo como base a re­so­lução do Co­mité Cen­tral de 4 e 5 de Março.




Mais artigos de: PCP

PCP reclama a valorização <br>das pensões

«Nesta luta em de­fesa dos re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos podem con­ti­nuar a contar com o PCP», afirmou, an­te­ontem, em Al­mada, Je­ró­nimo de Sousa.

Desenvolvimento e soberania

Re­cons­ti­tuir um po­de­roso sector pú­blico fi­nan­ceiro é, tal como o con­trolo da moeda e a li­ber­tação do País de ou­tros cons­tran­gi­mentos, con­dição es­sen­cial para im­pul­si­onar o pro­gresso eco­nó­mico e so­cial num Por­tugal so­be­rano. Esta a ideia-mestra con­fir­mada no se­mi­nário que o PCP re­a­lizou fez an­te­ontem uma se­mana.

PCP contra fusão

O PCP está contra a anun­ciada fusão das ad­mi­nis­tra­ções dos portos de Se­túbal, Se­simbra e Lisboa, re­a­fir­mando que a di­na­mi­zação da ac­ti­vi­dade por­tuária re­quer a ma­nu­tenção da au­to­nomia.

Rigor e audácia

Falta um mês para terminar a campanha de fundos lançada pelo PCP para a compra da Quinta do Cabo. Ao longo dos últimos 17 meses, as organizações e sectores do Partido empenharam-se no sucesso da iniciativa «Mais espaço, mais Festa – Futuro...

PCP assinala 40 anos <br>da Constituição de Abril

Com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, realiza-se, no próximo sábado, dia 2 de Abril, pelas 15h00, no Fórum Lisboa, uma sessão político-cultural para assinalar o 40.º aniversário da...

Rápido, barato, divertido

Para quem vive na grande Lisboa, chegar à Festa do Avante! é fácil e barato, graças à grande oferta de transportes públicos existente (com facilidades especiais nos dias da Festa) e aos muitos lugares de estacionamento ao dispor dos visitantes em...

Unidade e vigilância

Num comunicado distribuído aos trabalhadores do complexo dos Olivais da Câmara Municipal de Lisboa, a célula do Partido apela a que permaneçam unidos e vigilantes face à ausência de respostas por parte da maioria PS a alguns dos problemas que os afectam. O PCP denuncia,...